Certificação de Rede

Certificação de Rede

rede-certificadaDentro do âmbito da informática regular, existem vários serviços complementares àqueles que são mais conhecidos e que precisam de um tipo de cuidado ainda maior do que os pontos mais comuns que estamos habituados. Serviços de rede, por exemplo, são normalmente considerados um serviço de cabeamento e de transmissão de dados quando, na verdade, existem muitas outras coisas envolvidas nisso. Um dos principais exemplos deste complemento do serviço é a própria garantia de que a rede está transmitindo os dados de maneira correta, ou seja, a certificação do sistema de rede. Para ficar mais clara essa importância, vamos conhecer um pouco mais sobre este serviço.

 

O que está envolvido na certificação da rede?

Basicamente, são necessários vários testes que comprovam a efetividade de uma rede. Desta forma, além da garantia da transmissão de dados, você tem segurança de que ela não deixará a sua empresa na mão em uma situação emergencial.

Para manter um padrão mínimo de qualidade foi criada uma norma que precisa ser levada em consideração no serviço transmitido na rede, esta certificação é a Norma TIA/ISO. Os parâmetros que precisam ser atingidos envolvem:

• Mapeamento de condutores: é basicamente a ferramenta utilizada para confirmar a ligação entre o local em que os dados estão sendo transmitidos e a recepção dele, ou seja, são os testes de pinagens entre conector e receptor de um sinal.

• Comprimento do cabo: existem padrões estabelecidos no TIA/EIA 568 que definem os limites de comprimentos de cabos que podem ser utilizados. Estes limites envolvem um padrão máximo e um padrão mínimo, ambos estão definidos com o objetivo de manter a qualidade de compartilhamento dos cabos dentro de um padrão mínimo.

Atenuação: é o tipo de variação que envolve a redução da potência de sinal no cabo, o que deve respeitar padrões máximos para manter a qualidade.

• Impedância: é a perda geral do sinal do cabeamento o que, segundo a norma TIA/EIA 568, não pode passar de 15%.

• Resistência: a potência de um cabo em receber e transmitir sinais.