Cabeamento Estruturado

Cabeamento Estruturado

CabeA Lemon oferece equipe especializada com equipamento de certificação de rede para avaliar a sua rede, certificando o cabeamento estruturado, gerando relatórios personalizados que detalham onde existem problemas e onde estão os pontos falhos. A documentação gerada é enviada para o nosso cliente com os comentários do engenheiro de rede responsável pelo projeto.

Certificamos cabos de rede de qualquer fabricante, atuando com cabos CAT 5e, 6 e 6A e equipe disponível 24x7x365.

A Lemon oferece a certificação de rede para nossos clientes e parceiros de negócios. Se você ainda não é nosso parceiro, consulte um especialista da Lemon e conheça nossas Soluções.

Uma coisa que já ficou bem clara na mente da maioria das pessoas: uma rede doméstica é diferente de uma rede local. Porém, a maioria das pessoas ainda não consegue entender a dimensão dessa diferença. Na prática, quem trabalha com redes locais tende a não gostar de trabalhar com redes domésticas e vice-versa. O principal motivo disso são as diferenças entre os sistemas de composição do cabeamento estruturado. É claro que a rede doméstica é mais simples, mas quem já está acostumado a realizar os testes necessários em uma rede local prefere trabalhar apenas nelas, pois consegue identificar os erros de maneira mais rápida e mantê-la funcionando a todo o vapor.

 

A importância de um cabeamento estruturado de qualidade

Seja uma empresa com 20, 100 ou 10.000 pontos, a verdade é que o cabeamento estruturado sempre seguirá a mesma lógica: um padrão de instalação em linhas, que deverá respeitar os rígidos padrões impostos pelas regras ANSI/TIA/EIA 568 A e 568 B, que especificam as normas para a instalação, o tipo de cabeamento que deve ser utilizado, a topologia da rede e todos os outros detalhes que envolvem a montagem de um cabeamento estruturado.

Para um cabeamento estruturado de qualidade, é necessário entender a estrutura de um prédio e conseguir encontrar todos os pontos onde podem ser necessários os pontos de rede. Todos eles deverão dirigir-se a um lugar específico: um ponto central onde ficam os switches e demais equipamentos de rede. Uma coisa importante é que, em um cabeamento estruturado de qualidade, sempre serão considerados pontos extras de cabeamento que, mesmo não sendo utilizados no momento, deverão estar disponíveis para casos eventuais ou se a empresa crescer e tiver a necessidade de uso de novos pontos.

Em um equipamento de mais de 50 pontos, normalmente é necessária uma sala própria para guardar todo o cabeamento. Em prédios, esta sala fica normalmente no ponto mais baixo e armários de comunicação são desenvolvidos para que a transmissão de dados continue atingindo os pontos mais altos da empresa sem grandes problemas. Se o cabeamento não for feito por alguém de confiança, a probabilidade de ter que ser refeito será grande.